BPMN

O Business Process Model and Notation (BPMN) (em português Notação de Modelagem de Processos de Negócio) é uma notação da metodologia de gerenciamento de processos de negócio e trata-se de uma série de ícones padrões para o desenho de processos, o que facilita o entendimento do usuário. A modelagem é uma etapa importante da automação pois é nela que os processos são descobertos e desenhados. É nela também que pode ser feita alguma alteração no percurso do processo visando a sua otimização. A notação também pode ser utilizada para a modelagem de Arquitetura de Processos.
Foi desenvolvido pela Business Process Management Initiative (BPMI) e atualmente é mantidapelo Object Management Group já que as duas organizações se fundiram em 2005. Em março de 2011, a versão atual do BPMN é a 2.0. A BPMN, desde o início, foi apoiada por várias empresas de renome mundial no segmento de modelagem de processos, sendo uma resposta independente de fornecedor de solução à demanda de modelagem de processos.
A Notação de Modelagem de Processos de Negócio é um padrão para modelagem de processos de negócio e fornece uma notação gráfica para a especificação de processos de negócio em um Business Process Diagram (BPD), ou Diagrama de Processos de Negócio, baseado em uma técnica de fluxograma muito semelhante ao de diagramas de atividades da Unified Modeling Language (UML). O objetivo do BPMN é de apoiar a gestão de processos de negócio tanto para usuários técnicos e usuários de negócios, fornecendo uma notação que é intuitiva para os usuários corporativos ainda capaz de representar a semântica complexa do processo. A especificação BPMN também fornece um mapeamento entre os gráficos da notação para as construções subjacentes de linguagens de execução, particularmente a Business Process Execution Language (BPEL)
O principal objetivo do BPMN é fornecer uma notação padrão que seja facilmente compreensível por todos os intervenientes do negócio. Estas partes interessadas no negócio incluem os analistas de negócios que criam e refinam os processos, os desenvolvedores técnicos responsáveis pela implementação dos processos e os gerentes de negócios que monitoram e gerenciam os processos. Conseqüentemente, o BPMN é destinado a servir como linguagem comum para fazer a ponte de comunicação que ocorre com freqüência entre o design de processos de negócios e implementação.
Atualmente existem vários padrões concorrentes para linguagens de modelagem de processos de negócio utilizadas por ferramentas de modelagem e processos. A adoção generalizada do BPMN ajudará a unificar a expressão de conceitos básicos de processos de negócio (por exemplo, os processos públicos e privados, coreografias), bem como conceitos avançados de processos (por exemplo, tratamento de exceção, a compensação de transações).
(fonte: wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/BPMN - outubro 2013)
BPMN 2.0: categorias basicas
Links uteis
Gerenciamento de processos de negócio
ABPMP (associação internacional de profissionais de BPM)
IPBPM - Instituto Português de BPM (em português)
OMG BPMN Homepage (em inglês)
BPM Institute (em inglês)
Business Process Modeling Notation (BPMN) Information - FAQ
(em inglês)
ISO/IEC 19510:2013 (identical to OMG BPMN 2.0.1.)
Free download in accordance with ISO/IEC JTC 1 and the ISO and
IEC Councils

Hier finden Sie uns


Bopserwaldstr. 94
70184 Stuttgart

Kontakt

Rufen Sie einfach an unter

 

+49 711 243559 +49 711 243559

 

oder nutzen Sie unser Kontaktformular.

Druckversion Druckversion | Sitemap
2014 Goetz Wolfarth